Guardar documentos nem sempre é uma tarefa fácil, já que exige sobretudo, organização detalhada e senso de importância, já que perdê-los pode trazer graves conseqüências.

Geralmente é através deles que podemos resgatar parte da história das empresas e até mesmo das pessoas.

Por isso, todo o cuidado é pouco na manutenção e guarda de documentos que, na maioria das vezes, não tem valor aos olhos de um leigo, mas, analisados sobre o ponto de vista jurídico ou histórico tem valor inestimável.

O pior é que grande parte das vezes só nos damos conta do valor de um documento quando dele precisamos para comprovar devidamente determinados fatos.

Para atendimento a fiscalização sem problemas, é importante lembrar que catalogar e arquivar os documentos corretamente evita problemas futuros de perda ou não localização, que poderão gerar embaraços à fiscalização e até mesmo a autuação desnecessária.

Nesta palestra, você conhecerá todas as etapas para manter a documentação em boa ordem e conservados, para atender a fiscalização Municipal, Estadual ou Federal.

Fiscalização II


O processo de abertura de uma empresa/instituição requer uma preparação de uma infinidade de documentos, a tramitação é lenta e, com muita paciência, depois de alguns meses, a empresa/instituição é aberta e começa a funcionar.

Em seu início de funcionamento, junta-se toda a documentação de abertura e abre-se uma pasta, normalmente com o título “ABERTURA” e arquiva-se toda a documentação, é neste momento, que o problema de arquivo começa, no nascimento da empresa.

A empresa aberta é ideal que se tomem algumas providências, com relação a organização, guarda e a boa conservação da documentação que evitarão problemas no futuro.

Apesar de todos os documentos eletrônicos produzidos pela empresa/instituição, a impressora continua funcionando a todo vapor, produzindo milhões de documentos em formato papel, aumentando o espaço, dificultando o acesso, duplicando informação com gastos desnecessários, porém, é um hábito de difícil mudança,a cultura da impressão, perdurará por muito tempo.

Societário